Eventos

Festa da Família

A Festa da Família, realizada todos os anos, promove uma vivência muito valiosa para as crianças no seu local de estudos. Nesta festa, realizada em nossas unidades, podemos vivenciar momentos de união que misturam alegria, diversão, interação, respeito, amizade, lealdade e muito amor entre pais, filhos e outros familiares. Este dia é reservado para que todos sejam crianças. Contamos com jogos, brinquedos infláveis, pintura de rosto, cabine de fotos, entre outros que fazem desses momentos únicos de pura integração.

Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

Festa Junina

O mês de junho é muito esperado e sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar a “Festa Junina”. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas, assim como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos. Isso se dá através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos. 

Buscamos manter viva essa tradição e assim, despertar nos alunos o espírito de valorização e integração da escola/família e comunidade, desenvolvendo o resgate cultural exercendo a cidadania através de ações participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, levando os estudantes a conhecer seu símbolo e seus valores.

Especial de Natal

Este projeto foi idealizado com o propósito de incentivar os educandos a conhecerem o verdadeiro espírito do Natal, estimulando a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, aos símbolos e sentimentos alheios, à religiosidade de cada um e, além do mais, desenvolver o raciocínio e a capacidade, estimulando a socialização. É por isso que trabalhamos com atividades que vieram possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade criativa dos alunos de modo que houvesse uma mudança de atitude. 

Os profissionais da Educação, exercem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem, ao lidar com o conhecimento de forma interdisciplinar e contextualizada. O projeto em questão visa a seleção e organização de diretrizes norteadas por atividades pedagógicas, com a finalidade de desempenhar um trabalho que leve os educandos a saberem se conduzir no meio social, vivenciando o amor e o respeito pelas pessoas. O objetivo é a prática de boas ações e sua continuação diária, de forma que os alunos entendam a importância fundamental do Natal de forma participativa, descontraída, buscando interagir com a perspectiva de diversas áreas, envolvendo os aspectos históricos, sociais, culturais e comerciais.

Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é mais popularmente chamado é uma data comemorativa típica dos países anglófonos (Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Austrália). É tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro e suas raízes culturais assemelham-se muito ao nosso Dia de Finados (2 de Novembro), e nos países de origem de língua espanhola é o “Día de Los Muertos”. Todas são comemorações fúnebres, datas em que se homenageiam aqueles que se foram.

O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito às religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica interessante pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança. 

No Guiness, o evento da Educação Infantil e Fundamental I acontecem nos horários das aulas e o evento do Fundamental II é realizado a noite, na escola.

Olimpíadas

O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes. As Olimpíadas Escolares incentivam o desenvolvimento do esporte estudantil e além disso, trabalha a vivência dos valores, como o respeito e a amizade, faz crianças e adolescentes desenvolverem atitudes positivas, que servem de exemplo multiplicável para outros públicos. O intuito é que os alunos experimentem esses princípios e no futuro possam influenciar incontáveis pessoas ao longo de suas vidas. O esporte proporciona o desenvolvimento de preceitos éticos e de boa convivência, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. 

O objetivo dos jogos olímpicos escolares são envolver os alunos em atividades saudáveis, resgatar valores, autoestima, desenvolver espírito esportivo e o gosto pelo esporte, estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social e estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo senso crítico para a aceitação dos resultados, sejam eles ganhar ou perder, respeitando as regras de uma competição.

Festa das Cores

Nos primeiros anos de vida, as pessoas passam boa parte do tempo dentro da escola. Depois da família, é o primeiro local onde aprendem a conviver em sociedade. Neste período descobrem como relacionar com os colegas, criando laços de amizade, que muitas vezes se estendem pra vida.

Portanto, há muito o que comemorar neste dia. Principalmente em relação a valorização do convívio escolar como parte fundamental da construção dos indivíduos como seres sociais. Pensando nisso, unimos os alunos das duas unidades para uma grande festa. Os alunos interagem entre si, se divertem e curtem muitas músicas eletrônicas comandadas pelo DJ. Durante a comemoração recebem a tinta em pó e fazem a tão famosa Festa das Cores. Ao fim da festa saem todos coloridos e  satisfeitos.

Este projeto tem por objetivo chamar a atenção das crianças e dos professores para a importância de ser estudante e de se valorizar este dia no qual lembramos a profissão de estudar e de tecer um futuro melhor.