Nossa História

Nascida do sonho dos educadores, Conceição das Graças Moreira Araújo e João Cesário de Araújo, que na busca de uma creche segura e acolhedora para manter seus filhos em período integral, em Taguatinga-DF, inauguraram a escola. Na época batizada de Criança Feliz, veio a atender a demanda da comunidade que necessitava de uma creche que transmitisse às mães a segurança do acompanhamento profissional e afetuoso aos seus filhos.

Há mais de três décadas, a educadora e psicóloga, Conceição das Graças, deu vida à creche Criança Feliz, a primeira da cidade e precursora do Instituto de Educação Guiness. Emocionada, ela lembra: “No início havia apenas cinco crianças, entre eles meus três filhos”.

Desde então, a creche não parou de crescer. Logo, passou a contar com o Maternal e, em 1986, deu início à primeira turma de Jardim de Infância. Com isso, a creche passava a atender os pequenos de 3 meses a 6 anos de idade.

Com o intuito de melhor atender suas crianças, a creche construiu a primeira sede própria. No dia 02 de fevereiro de 1987, foi inaugurada a nova creche, dando início às atividades letivas, que a partir daquele momento, se desenvolveriam rapidamente.

Os alunos cresceram e o vínculo entre as famílias com toda a equipe escolar também. A comunidade ávida por um ensino inovador e de excelência, solicitou à direção a expansão das próximas séries, tendo em vista que a escola já havia conquistado a confiança dos pais e os pais não queriam transferir seus filhos para outras escolas. Em 1994, a pedido dos pais e observado a necessidade, veio a implantação do ensino de 1ª a 5ª séries. Dez anos mais tarde, foi a vez do Fundamental II ser inaugurado.

Com o amadurecimento da escola e também dos alunos, foi realizado um concurso para a troca do nome. Tivemos a participação dos estudantes e familiares, que decidiram o novo nome que marcaria a história da instituição. Assim, nasceu oficialmente, em 21 de fevereiro de 2001, o Instituto de Educação Guiness.

Posteriormente, a partir de 23 de dezembro de 2002, foi dado início ao ensino fundamental de 5ª a 8ª série nas instalações físicas ampliadas. E em seguida, em 2004, o Instituto de Educação Guiness implantava o ensino médio com duas turmas.

Tendo a inovação como traço marcante, o Guiness tornou-se o primeiro colégio do Distrito Federal a integrar a Rede de Escolas Associadas da Unesco e destacou-se na formação de atletas de diversas modalidades, entre eles, a premiada judoca Ketleyn Quadros, ganhadora da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

De pequena creche passou a ser uma grande escola. O que nunca mudou foi o olhar cuidadoso e o compromisso com o sucesso dos alunos, uma característica de toda a equipe. É com orgulho de mãe e responsabilidade de diretora que Conceição revela: “Todos os alunos que finalizaram conosco o ensino médio, hoje cursam ensino superior”. Alguns desses alunos, ainda podem ser vistos nas instalações da escola estudando na biblioteca do Guiness, onde se sentem naturalmente em casa.

Assim, nasceu o GUINESS, emergindo do ideal de fazer da educação o grande caminho, capaz de acolher todos os educandos, cumprindo os ideais de educação, primando na formação de cidadãos seguros, autônomos e éticos perante a sociedade.

Tendo em 2017 inaugurado sua nova unidade, Antes, chamado de Colégio Unicanto, mais tarde veio a ser conhecido como Colégio Guiness. Desde o princípio, o Guiness oferece uma ótima estrutura, profissionais qualificados, quadra de esporte, excelente material didático e laboratórios. Tudo muito bem planejado na educação e no sucesso dos alunos.

O colégio situado na Avenida Vargem da Benção, quadra 105 do Recanto das Emas oferece da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II acredita na importância da participação dos pais no processo de formação cognitiva e emocional de nossos alunos. A tríade família-aluno-escola é o tripé para conseguirmos obter sucesso em nosso trabalho. E por esta razão, o Guiness oportuniza ao longo dos anos diversas estratégias para que a família possa acompanhar de perto a trajetória escolar do seu filho.

Essa nova Unidade surge do ideal de fazer da educação o grande caminho, capaz de acolher todos os educandos, cumprindo os ideais de educação, primando na formação de cidadãos seguros, autônomos e éticos perante a sociedade.

Unidade Recanto das Emas
Unidade Taguatinga