Projetos Pedagógicos

Carrossel Literário

É um projeto desenvolvido especialmente para a Educação Infantil e 1º com o objetivo de desenvolver em nossos educandos o hábito da leitura, aprimorando o gosto pela literatura infantil. No Carrossel Literário cada aluno adquire um único livro, porém terá a oportunidade de ler o equivalente ao número de alunos de sua turma. O projeto é de grande relevância, pois possibilita aos nossos alunos o conhecimento de diversas obras, vivências, temas, abordagens, autores e culturas, além de promover o amadurecimento do senso crítico e a consciência cidadã. Os alunos são avaliados durante todo o desenvolvimento do projeto. Ao final, há um sorteio e cada aluno fica com um livro.

Alimentação Saudável​

Com o objetivo de conscientizar os nossos alunos da importância de manter uma alimentação equilibrada e saudável, realizamos várias atividades para explorar o assunto. Contamos com a sopa de legumes, degustação de várias frutas e diversas atividades sobre a alimentação. Além disso, os professores trabalham em nossa cozinha experimental receitas que envolvem alimentos saudáveis e dessa forma despertam a curiosidade dos alunos para provarem novos alimentos.

Feira do Conhecimento

A melhor forma de aprender é fazendo. Partindo desse princípio, surge a necessidade de registrar o aprendizado através de projetos científicos. A Feira do Conhecimento tem como objetivo colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade, treinando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular questões baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada e despertando um maior interesse pela escola, com a elevação da frequência às aulas e melhoria da aprendizagem. Este evento contribui para inserir e despertar nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem sobre problemas locais, regionais e permitem que ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa. Além disso, promove o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa dos estudantes, desperta vocações através da pesquisa na escola e estimula o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores.

Educação Financeira

Uma das grandes dificuldades que os pais encontram no que diz respeito à educação de seus filhos é fazer com que eles entendam o valor do dinheiro. As crianças, que dificilmente se interessam pelo assunto, podem se tornar adultos incapazes de lidar com as próprias finanças. Diante dessa realidade, durante todo o semestre, trabalhamos com as nossas crianças o Projeto de Educação Financeira.

Durante as atividades os alunos terão noções de economia, consumismo, uso correto do dinheiro e noções de valores. Em cada sala teremos um cofrinho, onde depositaremos toda semana cédulas e moedas. Semanalmente, nas sextas-feira, contaremos o dinheiro e faremos várias atividades de soma, quantidade, classificação, subtração e noções básicas de divisão e multiplicação e faremos o registro em uma planilha e no caderno de Matemática.

No final do projeto, cada turma definirá o que será feito com o dinheiro do cofre. Poderá ser uma confraternização, um lanche coletivo, aquisição de brinquedos, ação social, ou alguma outra atividade que as nossas crianças desejarem fazer.

Trabalhar o empreendedorismo na escola é uma tarefa muito importante. Pensando nisso, o Guiness tem adaptado seu currículo e incluiu essa temática nas aulas. O objetivo é que os alunos estejam mais preparados para o mercado de trabalho e também desenvolvam competências úteis para toda a vida. O projeto tem o objetivo de propor atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras, mas sempre de maneira a estimular habilidades úteis em diversos contextos da rotina diária do aluno.

Musicalização – Infantil I e II - Unidade Taguatinga

Sabemos que a musicalização infantil é um poderoso instrumento de educação. Musicalizar uma criança consiste em despertar nela à sua expressão espontânea. Pensando nisso, implantamos o projeto para desenvolver na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a audição, o respeito a si e aos colegas, o raciocínio rápido, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional entre outras qualidades que colaboram na formação do aluno.

Projeto Amigos da Leitura

Esse projeto foi desenvolvido para o Ensino Fundamental e tem como objetivo incentivar o prazer da leitura. O intuito é fazer com que todos os alunos aperfeiçoem o gosto pela leitura e transformem os momentos em família em aprendizado.

Projeto Let’s Go Guiness: Incentivo ao esporte

O Colégio Guiness incentiva a prática de esportes dos seus alunos. A nossa preocupação é desenvolver o senso de equipe entre os estudantes, crianças mais disciplinadas e menos sedentárias. As atividades em grupo fazem com que os alunos aprendam, desde cedo, a trabalhar em equipe. A prática de exercícios físicos ajuda a desenvolver características como a liderança, por exemplo, quando um aluno precisa tomar frente em um time. E a partir disso, consegue compreender mais sobre como motivar os demais jogadores e como atuar estrategicamente em equipe. Além disso, aprende a receber sugestões e compartilhar experiências. O esporte na escola contribui para o aprendizado dos limites e hierarquia, os alunos dialogam de maneira mais consistente e agem de maneira mais responsável. Com tudo isso, há um alívio da ansiedade e do estresse. A melhora na saúde psicológica gera efeitos positivos também na atenção, levando a uma maior qualidade de vida.

Natal Solidário

Com a proximidade do Natal e o nosso compromisso em trabalhar a responsabilidade social, nos solidarizamos com o próximo e damos início ao projeto Natal Solidário. As crianças levam para casa o saco do Papai Noel, onde poderão colocar as doações que serão entregues na escola. Arrecadamos alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos que serão doados às instituições carentes. O objetivo do projeto é trabalhar desde cedo a solidariedade e incentivá-los a sempre ajudar os que mais precisam.

Boneco Solidário

O Projeto “Boneco Solidário”, consiste em uma ação pedagógica, sobre cidadania, com a finalidade de orientar os alunos, desde pequenos, a adquirir hábitos de solidariedade com os outros, facilitando com este trabalho que crianças desde pequenas tenham atos humanos e solidários.

Os alunos, os pais e a comunidade, devem estar inseridos nesse projeto, pois requer a participação dos mesmos em campanhas de arrecadação de roupas que serão doadas a uma instituição carente, tendo como âmbito a cidadania.

Compreender a cidadania como participação social, assim como exercícios de direitos e deveres sociais, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, compreensão e respeito ao outro. Por meio deste trabalho pretende-se que os alunos  ajudem as pessoas que mais necessitam, aumentando sua participação no resgate à cidadania e contribuindo para um Brasil melhor.

Orientar as crianças desde pequenas, a respeito de noções éticas sobre a educação e convívio com os outros, conhecendo a importância em desenvolver a cidadania por meio da solidariedade.

O Tema “Boneco Solidário”, foi trabalhado em sala de aula, utilizando um(a) boneco(a) que foi confeccionado pelos alunos de  jornal e meia calça. Contudo puderam entender as partes do seu corpo, o respeito aos outros e noções de cidadania. Após, os bonecos foram vestidos com o uniforme da escola para que assim fosse estimulado o uso freqüente do mesmo. 

Desenvolvendo a  conscientização e importância de ser solidário com os outros, inicia a campanha com a saída dos bonecos. Por meio de uma conversa informal, foi explicado aos alunos que seriam levados para casa por cada um que iriam vesti-los com roupas para serem doados a uma instituição carente.  A partir daí, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos fora da escola, trazendo de casa roupas usadas, e a sua importância na reutilização por outra pessoa que não tem condições.

Cada aluno demonstrou muito respeito e responsabilidade na sua vez de levar o boneco, doando não só roupas, mas também agasalhos e sapatos.

Com este projeto queremos desenvolver hábitos solidários; incentivar atitudes de respeito e amor ao próximo e sensibilizar as crianças em ajudar as pessoas menos favorecidas.

Cada aluno demonstra muito respeito e responsabilidade na sua vez de levar o boneco, doando não só roupas, mas também agasalhos e sapatos.

 

PROERD - Unidade Taguatinga

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.

Os nossos alunos do 5º ano foram beneficiados com o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Este é um programa  preventivo de cunho educacional, onde jovens aprendem os efeitos e riscos das drogas sobre o seu cérebro e corpo. O PROERD é a cooperação entre a Polícia Militar, Escola e Família com um importante objetivo: “Viver sem as drogas”. As aulas são ministradas pelo Cabo Matias da Polícia Militar e os encontros serão no horário de aula, às terças-feiras (turno matutino) e segundas-feiras (turno vespertino). Os alunos receberão uma cartilha para acompanhar as aulas e um certificado ao final do programa.