ENSINO HÍBRIDO

AULAS SÍNCRONAS

As ferramentas digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial.

É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido nas teorias educacionais. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

O MODELO

No modelo híbrido, a ideia é que educadores e estudantes possam ensinar e aprender em tempos e locais variados. Principalmente no Ensino Superior, essa realidade está atrelada a uma metodologia de ensino a distância (EAD), em que o ensino presencial se mistura com o ensino remoto. Em alguns casos, algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e outras ministradas apenas a distância.

Com o ensino híbrido, o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com a tecnologia.

O ensino híbrido busca o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que possam trabalhar em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo.

Sendo assim, o ensino híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, pois a troca entre os pares com diferentes habilidades e conhecimento se torna mais fluida e participativa.

COMO TRABALHAMOS

Com o auxílio da plataforma Google For Education, nós adaptamos nossas aulas e conseguimos dar um ensino de qualidade para todos os nossos alunos. A nossa rotina funciona da seguinte maneira: alguns pais e responsáveis liberaram seus filhos para assistirem às aulas presencialmente. Já os que, por algum motivo, não puderam frequentar a escola, tem acesso às de modo remoto.

Durante a aula presencial, a professora transmite a mesma aula para os estudantes que estão no ensino remoto. Essa aula fica gravada e liberada ao aluno, tanto do presencial quando do remoto, caso necessite assistir posteriormente. Os alunos que estão na sala estão na presença de colegas de turma e professores.
Seguimos todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde. Na sala de aula, contamos com espaçamento de 1,5 metros entre as carteiras, ventilação adequada, álcool em gel em toda a dependência da escola, assim como, cartazes de conscientização sobre a Covid-19.